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dc.contributor.authorSUETH, TATIANE
dc.date.accessioned2021-09-03T19:06:20Z
dc.date.available2021-09-03T19:06:20Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/952
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva discutir os processos de ensino e aprendizagem dos princípios aditivo e multiplicativo a uma criança surda, propondo uma ferramenta colaborativa através da utilização dos materiais manipulativos e jogos visando aprimorar o processo de ensino da matemática para alunos surdos e ouvintes. Baseamos em Yin, estabelecendo que o estudo de caso possa ser entendido como um método amplo, sendo realizado por meio de entrevista semi estruturada, coleta e análise de dados, observação participativa, compreendendo um único caso, caracterizado por uma abordagem qualitativa. Trazemos como referenciais teóricos, Skovsmose para discutir questões específicas da matemática; Vygotsky que traz uma discussão sobre as zonas de desenvolvimento real e proximal, bem como discussões sobre a teoria da compensação; Skliar que traz discussões sobre a educação do surdo; Mantoan como referencia em inclusão entre outros autores. Conclui- se que alcançamos os objetivos, que desde o início foi trabalhar de forma diferenciada a matemática, mostrando para os alunos surdos, ouvintes que é possível aprender a disciplina de forma agradável e prazerosa.pt_BR
dc.subjectAluno surdo. Inclusão. Materiais manipulativos. Educação Matemáticapt_BR
dc.titleENSINO E APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO A UMA CRIANÇA SURDA: UM ESTUDO DE CASOpt_BR


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