• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ENSINO E APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO A UMA CRIANÇA SURDA: UM ESTUDO DE CASO

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (3.264Mb)
Data
2018-12-06
Autor
SUETH, TATIANE
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho objetiva discutir os processos de ensino e aprendizagem dos princípios aditivo e multiplicativo a uma criança surda, propondo uma ferramenta colaborativa através da utilização dos materiais manipulativos e jogos visando aprimorar o processo de ensino da matemática para alunos surdos e ouvintes. Baseamos em Yin, estabelecendo que o estudo de caso possa ser entendido como um método amplo, sendo realizado por meio de entrevista semi estruturada, coleta e análise de dados, observação participativa, compreendendo um único caso, caracterizado por uma abordagem qualitativa. Trazemos como referenciais teóricos, Skovsmose para discutir questões específicas da matemática; Vygotsky que traz uma discussão sobre as zonas de desenvolvimento real e proximal, bem como discussões sobre a teoria da compensação; Skliar que traz discussões sobre a educação do surdo; Mantoan como referencia em inclusão entre outros autores. Conclui- se que alcançamos os objetivos, que desde o início foi trabalhar de forma diferenciada a matemática, mostrando para os alunos surdos, ouvintes que é possível aprender a disciplina de forma agradável e prazerosa.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/952
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião