Mostrar el registro sencillo del ítem
ENSINO E APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO A UMA CRIANÇA SURDA: UM ESTUDO DE CASO
dc.contributor.author | SUETH, TATIANE | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T19:06:20Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T19:06:20Z | |
dc.date.issued | 2018-12-06 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/952 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva discutir os processos de ensino e aprendizagem dos princípios aditivo e multiplicativo a uma criança surda, propondo uma ferramenta colaborativa através da utilização dos materiais manipulativos e jogos visando aprimorar o processo de ensino da matemática para alunos surdos e ouvintes. Baseamos em Yin, estabelecendo que o estudo de caso possa ser entendido como um método amplo, sendo realizado por meio de entrevista semi estruturada, coleta e análise de dados, observação participativa, compreendendo um único caso, caracterizado por uma abordagem qualitativa. Trazemos como referenciais teóricos, Skovsmose para discutir questões específicas da matemática; Vygotsky que traz uma discussão sobre as zonas de desenvolvimento real e proximal, bem como discussões sobre a teoria da compensação; Skliar que traz discussões sobre a educação do surdo; Mantoan como referencia em inclusão entre outros autores. Conclui- se que alcançamos os objetivos, que desde o início foi trabalhar de forma diferenciada a matemática, mostrando para os alunos surdos, ouvintes que é possível aprender a disciplina de forma agradável e prazerosa. | pt_BR |
dc.subject | Aluno surdo. Inclusão. Materiais manipulativos. Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | ENSINO E APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO A UMA CRIANÇA SURDA: UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |