dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva discutir os processos de ensino e aprendizagem dos
princípios aditivo e multiplicativo a uma criança surda, propondo uma ferramenta
colaborativa através da utilização dos materiais manipulativos e jogos visando
aprimorar o processo de ensino da matemática para alunos surdos e ouvintes.
Baseamos em Yin, estabelecendo que o estudo de caso possa ser entendido como
um método amplo, sendo realizado por meio de entrevista semi estruturada, coleta e
análise de dados, observação participativa, compreendendo um único caso,
caracterizado por uma abordagem qualitativa.
Trazemos como referenciais teóricos, Skovsmose para discutir questões específicas
da matemática; Vygotsky que traz uma discussão sobre as zonas de
desenvolvimento real e proximal, bem como discussões sobre a teoria da
compensação; Skliar que traz discussões sobre a educação do surdo; Mantoan
como referencia em inclusão entre outros autores.
Conclui- se que alcançamos os objetivos, que desde o início foi trabalhar de forma
diferenciada a matemática, mostrando para os alunos surdos, ouvintes que é
possível aprender a disciplina de forma agradável e prazerosa. | pt_BR |