Mostrar el registro sencillo del ítem
ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E AVALIATIVAS DE UM ALUNO AUTISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE SERRA ES
dc.contributor.author | ALMEIDA, SELMA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T19:03:49Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T19:03:49Z | |
dc.date.issued | 2018-10-19 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/951 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa descreve o caso do processo de escolarização de um aluno autista inserido no contexto do ensino regular público em uma escola municipal de Serra – ES. Investigo, à luz de uma abordagem qualitativa e da utilização dos métodos exploratório e descritivo, como ocorreu a inclusão desse aluno por meio da observação das práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e avaliação do aprendizado, considerando a complexidade dessas práticas, as quais ultrapassam o simples fato de inseri-lo em sala de aula. Busco, sobretudo, pensar e propor caminhos que levem ao sucesso no processo ensino-aprendizagem de crianças autista. O estudo objetivou constatar como se deu sua inclusão, analisando as práticas pedagógicas e a forma como foi avaliado por seus professores no cotidiano escolar, nos meses de agosto e setembro de 2017. Além da observação, foram realizadas entrevistas com professores e com a mãe do aluno. Analisou-se os comportamentos apresentados pelo aluno em sua rotina diária. Tais análises permitiram constar as dificuldades e o despreparo dos professores para trabalhar com alunos autistas o que evidencia que os métodos adotados nem sempre favorecem a aquisição de novos conhecimentos. Deste estudo resultou o Produto Educacional. | pt_BR |
dc.subject | Autismo; Processo Ensino e Aprendizagem; Avaliação de autistas. | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E AVALIATIVAS DE UM ALUNO AUTISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE SERRA ES | pt_BR |