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dc.contributor.authorPINHEIRO, NILZETE
dc.date.accessioned2021-09-03T18:42:28Z
dc.date.available2021-09-03T18:42:28Z
dc.date.issued2018-06-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/946
dc.description.abstractO racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Mesmo com a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira pela lei 10.639/03, há ainda muitas providências a serem tomadas, visto que o cumprimento da mesma não tem acontecido de maneira satisfatória. Diante disso, é perceptível a análise de práticas pedagógicas realizadas em instituições de ensino, bem como a orientação dos profissionais nessas áreas. Este trabalho apresenta uma pesquisa na educação infantil no Município de Mucurici – ES, sobre o racismo, preconceito e discriminação entre crianças de 3 a 5 anos. Tendo como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil do município de mucurici quanto à inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Esse estudo de caso foi realizado baseando - se em observações e entrevistas acompanhadas por técnicas projetivas, não somente as representações, atitudes e valores dos sujeitos em relação à questão racial, como também os seus suportes psíquicos inconscientes. Durante as entrevistas realizadas com as crianças de cinco anos, foi utilizado o método do desenho de um autorretrato, feito por eles, de bonecos de pano de cores diferentes, incentivando-as a dizerem como se relacionam e quais as representações relativas à beleza, profissão, família, dentre outros temas emergentes, no que refere à questão das relações raciais. Algumas crianças negras que participaram dessa pesquisa manifestaram o desejo em alterar sua aparência física como a cor da pele e o tipo de cabelo, demonstrando a negatividade associada às diferenças culturais, físicas e estéticas disseminadas em nossa sociedade. Esses fatos evidenciam que a dupla cor da pele e cabelo faz parte de um tenso processo de aceitação/rejeição da identidade negra em que a aparência torna - se parte da subjetividade e autoimagem das crianças negras. Além disso, foi verificado no espaço escolar a ausência de cartazes, brinquedos ou livros infantis que expressem a existência de crianças negras na sociedade brasileira. Pode-se percebe o despreparo e a falta de formação adequada dos profissionais da escola para lidar com a diversidade étnica no cotidiano escolar, quando o debate está ausente nas pautas das reuniões pedagógicas, nos planejamentos e nos registros diários.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil; Racismo; Práticas Pedagógicas; Creche; Identidade Negra.pt_BR
dc.titleESTUDOS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS ENTRE CRIANÇAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR


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