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ESTUDOS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS ENTRE CRIANÇAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Dissertação de Mestrado (894.6Kb)
Date
2018-06-14
Author
PINHEIRO, NILZETE
Metadata
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Abstract
O racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Mesmo com a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira pela lei 10.639/03, há ainda muitas providências a serem tomadas, visto que o cumprimento da mesma não tem acontecido de maneira satisfatória. Diante disso, é perceptível a análise de práticas pedagógicas realizadas em instituições de ensino, bem como a orientação dos profissionais nessas áreas. Este trabalho apresenta uma pesquisa na educação infantil no Município de Mucurici – ES, sobre o racismo, preconceito e discriminação entre crianças de 3 a 5 anos. Tendo como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil do município de mucurici quanto à inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Esse estudo de caso foi realizado baseando - se em observações e entrevistas acompanhadas por técnicas projetivas, não somente as representações, atitudes e valores dos sujeitos em relação à questão racial, como também os seus suportes psíquicos inconscientes. Durante as entrevistas realizadas com as crianças de cinco anos, foi utilizado o método do desenho de um autorretrato, feito por eles, de bonecos de pano de cores diferentes, incentivando-as a dizerem como se relacionam e quais as representações relativas à beleza, profissão, família, dentre outros temas emergentes, no que refere à questão das relações raciais. Algumas crianças negras que participaram dessa pesquisa manifestaram o desejo em alterar sua aparência física como a cor da pele e o tipo de cabelo, demonstrando a negatividade associada às diferenças culturais, físicas e estéticas disseminadas em nossa sociedade. Esses fatos evidenciam que a dupla cor da pele e cabelo faz parte de um tenso processo de aceitação/rejeição da identidade negra em que a aparência torna - se parte da subjetividade e autoimagem das crianças negras. Além disso, foi verificado no espaço escolar a ausência de cartazes, brinquedos ou livros infantis que expressem a existência de crianças negras na sociedade brasileira. Pode-se percebe o despreparo e a falta de formação adequada dos profissionais da escola para lidar com a diversidade étnica no cotidiano escolar, quando o debate está ausente nas pautas das reuniões pedagógicas, nos planejamentos e nos registros diários.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/946
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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