dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo apontar a contribuição da História Local no processo
de ensino/aprendizagem na disciplina de História para a formação dos discentes do
Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES. Para tanto, buscou-se
investigar como a História Local pode contribuir para o processo de
ensino/aprendizagem na disciplina de História nos anos finais do Ensino
Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES? Na intenção de produzir
argumentos teóricos e empíricos, utilizaram-se como procedimentos metodológicos,
a pesquisa-ação, pesquisa documental e a entrevista que foi direcionada aos
docentes do Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES. Na fase
inicial da pesquisa foi realizada a pesquisa bibliográfica onde foi abordada a relação
entre a História enquanto ciência e disciplina escolar, abordando também o ensino
da História Local no processo de aprendizagem, no currículo brasileiro e no Espírito
Santo, bem como, a formação da consciência histórica e a aprendizagem nos anos
finais do ensino fundamental e a relação entre a história local e o ensino de história.
Os resultados da pesquisa indicaram como base na percepção dos docentes de
História do 6º ao 9ºanos do Ensino Fundamental frente à temática, a necessidade de
investimentos em estratégias educativas que orientem melhor os docentes e os
ofereçam apoio pedagógico em relação aos conteúdos a serem trabalhados. Por fim,
as considerações finais apontam que aperfeiçoar a ação pedagógica e o processo
ensino aprendizagem, requer o compartilhamento de responsabilidades entre todos
os agentes envolvidos nesse processo, tanto de forma direta como indireta. Desse
modo, o ensino aprendizagem da história global e/ou de uma comunidade local, não
é apenas um mero ato de relatar eventos passados, mas sim de resgatar os valores
morais e culturais que trazem informações significativas tanto para a comunidade
quanto para a própria formação da identidade do sujeito. | pt_BR |