• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A HISTÓRIA LOCAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (841.3Kb)
Data
2018-12-14
Autor
SANTANA, MARIA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo teve como objetivo apontar a contribuição da História Local no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de História para a formação dos discentes do Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES. Para tanto, buscou-se investigar como a História Local pode contribuir para o processo de ensino/aprendizagem na disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES? Na intenção de produzir argumentos teóricos e empíricos, utilizaram-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa-ação, pesquisa documental e a entrevista que foi direcionada aos docentes do Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES. Na fase inicial da pesquisa foi realizada a pesquisa bibliográfica onde foi abordada a relação entre a História enquanto ciência e disciplina escolar, abordando também o ensino da História Local no processo de aprendizagem, no currículo brasileiro e no Espírito Santo, bem como, a formação da consciência histórica e a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental e a relação entre a história local e o ensino de história. Os resultados da pesquisa indicaram como base na percepção dos docentes de História do 6º ao 9ºanos do Ensino Fundamental frente à temática, a necessidade de investimentos em estratégias educativas que orientem melhor os docentes e os ofereçam apoio pedagógico em relação aos conteúdos a serem trabalhados. Por fim, as considerações finais apontam que aperfeiçoar a ação pedagógica e o processo ensino aprendizagem, requer o compartilhamento de responsabilidades entre todos os agentes envolvidos nesse processo, tanto de forma direta como indireta. Desse modo, o ensino aprendizagem da história global e/ou de uma comunidade local, não é apenas um mero ato de relatar eventos passados, mas sim de resgatar os valores morais e culturais que trazem informações significativas tanto para a comunidade quanto para a própria formação da identidade do sujeito.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/943
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião