Mostrar el registro sencillo del ítem
A HISTÓRIA LOCAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES
dc.contributor.author | SANTANA, MARIA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T18:22:26Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T18:22:26Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/943 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo apontar a contribuição da História Local no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de História para a formação dos discentes do Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES. Para tanto, buscou-se investigar como a História Local pode contribuir para o processo de ensino/aprendizagem na disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES? Na intenção de produzir argumentos teóricos e empíricos, utilizaram-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa-ação, pesquisa documental e a entrevista que foi direcionada aos docentes do Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES. Na fase inicial da pesquisa foi realizada a pesquisa bibliográfica onde foi abordada a relação entre a História enquanto ciência e disciplina escolar, abordando também o ensino da História Local no processo de aprendizagem, no currículo brasileiro e no Espírito Santo, bem como, a formação da consciência histórica e a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental e a relação entre a história local e o ensino de história. Os resultados da pesquisa indicaram como base na percepção dos docentes de História do 6º ao 9ºanos do Ensino Fundamental frente à temática, a necessidade de investimentos em estratégias educativas que orientem melhor os docentes e os ofereçam apoio pedagógico em relação aos conteúdos a serem trabalhados. Por fim, as considerações finais apontam que aperfeiçoar a ação pedagógica e o processo ensino aprendizagem, requer o compartilhamento de responsabilidades entre todos os agentes envolvidos nesse processo, tanto de forma direta como indireta. Desse modo, o ensino aprendizagem da história global e/ou de uma comunidade local, não é apenas um mero ato de relatar eventos passados, mas sim de resgatar os valores morais e culturais que trazem informações significativas tanto para a comunidade quanto para a própria formação da identidade do sujeito. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História. História Local. Formação Discente. | pt_BR |
dc.title | A HISTÓRIA LOCAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES | pt_BR |