PREVISÃO DE CURTO PRAZO DE DISPONIBILIDADE DE LOCOMOTIVAS COMO INSTRUMENTO PARA TOMADA DE DECISÃO NA OPERAÇÃO FERROVIÁRIA
Abstract
A necessidade de cada vez mais diminuir custos, obriga as empresas a buscarem
cada vez mais a otimização de seus recursos e a usar o máximo da capacidade dos
mesmos. O transporte nesse caso é um dos entraves na questão dos custos, pois
sendo bem-feito ajuda a reduzir o custo, mas se usado de maneira errada pode
inviabilizar negócios. Prever a disponibilidade de ativos para realizar tal transporte
nesse contexto é imprescindível. Muitos modelos de previsão são facilmente
encontrados nas literaturas sobre previsões, mas é impossível que elas se adaptem
a todas as situações de todas as empresas, forçando assim que cada uma acabe
criando novas previsões, seja através de combinações de equações conhecidas ou
mesmo com novos elementos dependendo do seguimento do negócio ao qual
opera. Assim, o presente estudo busca identificar um modelo de previsão de curto
prazo de disponibilidade de locomotivas para transporte de cargas para tomada de
decisões operacionais, através da pesquisa do tempo de transito nas atividades de
transporte que envolvem as locomotivas da Estrada de Ferro Vitória à Minas. A
Estrada de Ferro Vitória à Minas, é a ferrovia mais eficiente do Brasil segundo a
empresa que a opera. O modelo apresentado leva em conta a estatística como base
para as previsões de locomotivas para transporte. A conclusão que se busca é saber
se é possível ou não, que uma equação satisfaça de maneira assertiva, uma
previsão de disponibilidade de locomotivas no curto prazo para a tomada de decisão
na operação ferroviária.