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dc.contributor.authorSILVA, KATIANE
dc.date.accessioned2021-09-03T18:02:40Z
dc.date.available2021-09-03T18:02:40Z
dc.date.issued2018-12-15
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/937
dc.description.abstractNeste estudo, pesquisou-se sobre um dos transtornos funcionais de aprendizagem, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é caracterizado pela presença de um desempenho inapropriado nos mecanismos que regulam a atenção, os impulsos e as atividades motoras. O TDAH tem sido um desafio para os professores que buscam, em suas práticas pedagógicas, a inserção de novas estratégias de ensino. Propõe-se como objetivo, mapear as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores no processo de ensino com esses alunos. Para o delineamento dessa investigação, realizou-se um estudo de caso na abordagem qualitativa, apoiada na obtenção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. O campo de coleta de dados abrange uma escola da rede pública municipal do Sul do Estado do Espírito/Brasil. Observou-se como sujeitos desta pesquisa os professores do ensino fundamental. A análise, por meio das observações dos discursos desses sujeitos, permitiu estabelecer considerações sobre as práticas pedagógicas dos professores de alunos diagnosticados como portadores de TDAH. Compreender o TDAH é essencial para que a escola tenha uma visão sistêmica do processo ensino aprendizagem, no qual esse aluno está inserido, de forma a contribuir para o pleno desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com TDAH, além de sua inclusão e aceitação por toda comunidade escolar.pt_BR
dc.subjectTDAH. Desafio. Práticas pedagógicas. Escolapt_BR
dc.titleO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – UM DESAFIO NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA NO SUL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR


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