dc.description.abstract | Neste estudo, pesquisou-se sobre um dos transtornos funcionais de aprendizagem, o
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é caracterizado pela
presença de um desempenho inapropriado nos mecanismos que regulam a atenção,
os impulsos e as atividades motoras. O TDAH tem sido um desafio para os
professores que buscam, em suas práticas pedagógicas, a inserção de novas
estratégias de ensino. Propõe-se como objetivo, mapear as práticas pedagógicas
utilizadas pelos professores no processo de ensino com esses alunos. Para o
delineamento dessa investigação, realizou-se um estudo de caso na abordagem
qualitativa, apoiada na obtenção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas.
O campo de coleta de dados abrange uma escola da rede pública municipal do Sul do
Estado do Espírito/Brasil. Observou-se como sujeitos desta pesquisa os professores
do ensino fundamental. A análise, por meio das observações dos discursos desses
sujeitos, permitiu estabelecer considerações sobre as práticas pedagógicas dos
professores de alunos diagnosticados como portadores de TDAH. Compreender o
TDAH é essencial para que a escola tenha uma visão sistêmica do processo ensino aprendizagem, no qual esse aluno está inserido, de forma a contribuir para o pleno
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com TDAH, além de sua inclusão e
aceitação por toda comunidade escolar. | pt_BR |