• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – UM DESAFIO NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA NO SUL DO ESPÍRITO SANTO

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (890.1Kb)
Fecha
2018-12-15
Autor
SILVA, KATIANE
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Neste estudo, pesquisou-se sobre um dos transtornos funcionais de aprendizagem, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é caracterizado pela presença de um desempenho inapropriado nos mecanismos que regulam a atenção, os impulsos e as atividades motoras. O TDAH tem sido um desafio para os professores que buscam, em suas práticas pedagógicas, a inserção de novas estratégias de ensino. Propõe-se como objetivo, mapear as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores no processo de ensino com esses alunos. Para o delineamento dessa investigação, realizou-se um estudo de caso na abordagem qualitativa, apoiada na obtenção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. O campo de coleta de dados abrange uma escola da rede pública municipal do Sul do Estado do Espírito/Brasil. Observou-se como sujeitos desta pesquisa os professores do ensino fundamental. A análise, por meio das observações dos discursos desses sujeitos, permitiu estabelecer considerações sobre as práticas pedagógicas dos professores de alunos diagnosticados como portadores de TDAH. Compreender o TDAH é essencial para que a escola tenha uma visão sistêmica do processo ensino aprendizagem, no qual esse aluno está inserido, de forma a contribuir para o pleno desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com TDAH, além de sua inclusão e aceitação por toda comunidade escolar.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/937
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias