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dc.contributor.authorMANOEL, JULIANA
dc.date.accessioned2021-09-03T17:54:32Z
dc.date.available2021-09-03T17:54:32Z
dc.date.issued2018-05-25
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/935
dc.description.abstractEssa dissertação aborda a Educação de Jovens e Adultos contemplando seu histórico e legislação e sua atuação no município de São Mateus-ES. Foi realizado um estudo em uma Escola Municipal do Município de São Mateus onde os alunos responderam a um questionário e realizaram atividades referentes a um Projeto de Leitura, para avaliar o nível de conhecimento dos mesmos em relação a leitura a interpretação de textos. O objetivo do estudo foi: pesquisar como a leitura e a compreensão de textos podem influenciar na permanência ou não dos alunos da EJA, e a formação de leitores capazes de se posicionar criticamente frente a um texto e às demandas da sociedade. O estudo aponta para as dificuldades que os alunos têm em voltar as salas de aulas depois de anos fora dela. Assim o estudo mais do que pesquisar como a leitura e compreensão de textos afetam a permanência dos educandos em sala de aula busca identificar meios de mantê-los na escola. Para tanto foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, bem como um estudo e desenvolvimento de Projeto de Leitura, junto aos alunos da EMEF “A”, na cidade de São Mateus-ES. Ao final do estudo conclui-se que as dificuldades com a leitura são o principal fator das reprovações e abandono dos alunos que frequentam a EJA na escola na qual foi realizado o estudo.pt_BR
dc.subjectAnalfabetismo. São Mateus. EJA. Educação. Jovens e Adultos.pt_BR
dc.titleLEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE SÃO MATEUS (ES)pt_BR


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