LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE SÃO MATEUS (ES)
Resumen
Essa dissertação aborda a Educação de Jovens e Adultos contemplando seu histórico
e legislação e sua atuação no município de São Mateus-ES. Foi realizado um estudo
em uma Escola Municipal do Município de São Mateus onde os alunos responderam
a um questionário e realizaram atividades referentes a um Projeto de Leitura, para
avaliar o nível de conhecimento dos mesmos em relação a leitura a interpretação de
textos. O objetivo do estudo foi: pesquisar como a leitura e a compreensão de textos
podem influenciar na permanência ou não dos alunos da EJA, e a formação de leitores
capazes de se posicionar criticamente frente a um texto e às demandas da sociedade.
O estudo aponta para as dificuldades que os alunos têm em voltar as salas de aulas
depois de anos fora dela. Assim o estudo mais do que pesquisar como a leitura e
compreensão de textos afetam a permanência dos educandos em sala de aula busca
identificar meios de mantê-los na escola. Para tanto foi efetuada uma pesquisa
bibliográfica, bem como um estudo e desenvolvimento de Projeto de Leitura, junto aos
alunos da EMEF “A”, na cidade de São Mateus-ES. Ao final do estudo conclui-se que
as dificuldades com a leitura são o principal fator das reprovações e abandono dos
alunos que frequentam a EJA na escola na qual foi realizado o estudo.