Mostrar el registro sencillo del ítem
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE SÃO MATEUS (ES)
dc.contributor.author | MANOEL, JULIANA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T17:54:32Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T17:54:32Z | |
dc.date.issued | 2018-05-25 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/935 | |
dc.description.abstract | Essa dissertação aborda a Educação de Jovens e Adultos contemplando seu histórico e legislação e sua atuação no município de São Mateus-ES. Foi realizado um estudo em uma Escola Municipal do Município de São Mateus onde os alunos responderam a um questionário e realizaram atividades referentes a um Projeto de Leitura, para avaliar o nível de conhecimento dos mesmos em relação a leitura a interpretação de textos. O objetivo do estudo foi: pesquisar como a leitura e a compreensão de textos podem influenciar na permanência ou não dos alunos da EJA, e a formação de leitores capazes de se posicionar criticamente frente a um texto e às demandas da sociedade. O estudo aponta para as dificuldades que os alunos têm em voltar as salas de aulas depois de anos fora dela. Assim o estudo mais do que pesquisar como a leitura e compreensão de textos afetam a permanência dos educandos em sala de aula busca identificar meios de mantê-los na escola. Para tanto foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, bem como um estudo e desenvolvimento de Projeto de Leitura, junto aos alunos da EMEF “A”, na cidade de São Mateus-ES. Ao final do estudo conclui-se que as dificuldades com a leitura são o principal fator das reprovações e abandono dos alunos que frequentam a EJA na escola na qual foi realizado o estudo. | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo. São Mateus. EJA. Educação. Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.title | LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE SÃO MATEUS (ES) | pt_BR |