PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO PRÓPRIO PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO (ES)
Abstract
O presente estudo tem como tema central a proposta de elaboração de um currículo
próprio para a disciplina de Educação Física escolar para o município de Barra de
São Francisco (ES). Insere-se na linha de investigação de pesquisa-ação e incide
sobre a importância da construção de uma organização curricular contendo as
peculiaridades da região onde este será desenvolvido. A análise contou com a
pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa para quantificar as opiniões e
informações colhidas dos dez professores de Educação Física que participaram,
através de uma entrevista semiestruturada com cinco perguntas abertas. Estes
professores foram escolhidos por estarem em contato direto com objeto estudado,
são atuantes na rede municipal de educação, com idade variando entre 22 e 47
anos, sendo três efetivos e sete em designação temporária. Após a quantificação
dos dados, nota-se que os envolvidos no tema investigado concluem que há a
necessidade de se desenvolver um currículo próprio para o munícipio,
contemplando, resgatando e valorizando as especificidades existentes na região. Na
pesquisa, a definição de currículo e a importância da organização curricular
respaldam-se fundamentalmente em Sacristan e Moreira e Silva, mas outros autores
trouxeram importantes fundamentações teóricas. Em paralelo a este estudo, foi feita
uma proposta aos entrevistados: a de que construíssem uma organização curricular
de acordo com sua visão metodológica e prática, a partir das recomendações da
BNCC do Ensino Fundamental 2018. Em síntese, este estudo pretendeu revelar a
importância de se possuir um currículo próprio e propor a elaboração deste para o
município.