dc.description.abstract | Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e o Desenvolvimento
Regional, do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento
Regional, da Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus/ES, apresenta uma pesquisa
com o objetivo de analisar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa (PNAIC) para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores do
município de Colatina/ES, no período de 2012 a 2015, sob a ótica do profissional
alfabetizador. A proposta justifica-se por estar presente na vida desta pesquisadora e
na sua vivência profissional, além de apresentar uma proposta de reflexão sobre uma
questão extremamente preocupante da Educação Básica, uma vez que o atendimento
na fase da alfabetização ainda apresenta uma grande lacuna entre os parâmetros
norteadores estabelecidos e a sua prática. O referencial teórico está fundamentado
na teoria histórico-cultural preconizada por Vygotsky, seu principal aporte, da qual
destacam-se os conceitos de interação, mediação e linguagem. Apoia-se em
documentos nacionais oficialmente publicados e em produções de pesquisadores que
se dedicam ao conhecimento das políticas públicas, da alfabetização, da formação do
professor e das práticas pedagógicas, em diálogo com as ideias vygotskyanas, tais
como: Gontijo, Nóvoa, Tardif, Mizukami, dentre outros. Essa pesquisa que caracteriza se como qualitativa exploratória, do tipo estudo de caso, em seu percurso
metodológico apoiou-se em análise de documentos, entrevistas e questionários como
instrumentos de coleta de dados, dos quais participaram sujeitos envolvidos na
coordenação, orientação e cursistas da formação. Realizou-se entrevista com a
coordenadora municipal do pacto, questionário aberto com os formadores, com 70%
de participação, e questionário fechado com os professores alfabetizadores
cadastrados no SisPacto, representados por aproximadamente 33% de respondentes.
Os resultados apontaram que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
contribuiu muito com a prática pedagógica dos alfabetizadores da rede municipal de
Colatina/ES, mas não deu conta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de
idade. Apontou que apesar da boa condução do processo de formação e de suas
potencialidades, ainda apresenta fragilidades que dificultam a eficácia do programa,
bem como a existência de fatores complexos externos à escola, ainda indiferentes às
peculiaridades de onde a prática, verdadeiramente, acontece. Nas considerações
finais, sugere-se que o trabalho elaborado sirva de aporte para o município que tem
pouco registro formal dessa formação por meio do pacto. | pt_BR |