Mostrar el registro sencillo del ítem
O PNAIC (2013-2015) E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO MUNICÍPIO DE COLATINA-ES
dc.contributor.author | CRUZ, DÉBORA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T20:45:27Z | |
dc.date.available | 2021-09-01T20:45:27Z | |
dc.date.issued | 2018-07-07 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/923 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e o Desenvolvimento Regional, do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, da Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus/ES, apresenta uma pesquisa com o objetivo de analisar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores do município de Colatina/ES, no período de 2012 a 2015, sob a ótica do profissional alfabetizador. A proposta justifica-se por estar presente na vida desta pesquisadora e na sua vivência profissional, além de apresentar uma proposta de reflexão sobre uma questão extremamente preocupante da Educação Básica, uma vez que o atendimento na fase da alfabetização ainda apresenta uma grande lacuna entre os parâmetros norteadores estabelecidos e a sua prática. O referencial teórico está fundamentado na teoria histórico-cultural preconizada por Vygotsky, seu principal aporte, da qual destacam-se os conceitos de interação, mediação e linguagem. Apoia-se em documentos nacionais oficialmente publicados e em produções de pesquisadores que se dedicam ao conhecimento das políticas públicas, da alfabetização, da formação do professor e das práticas pedagógicas, em diálogo com as ideias vygotskyanas, tais como: Gontijo, Nóvoa, Tardif, Mizukami, dentre outros. Essa pesquisa que caracteriza se como qualitativa exploratória, do tipo estudo de caso, em seu percurso metodológico apoiou-se em análise de documentos, entrevistas e questionários como instrumentos de coleta de dados, dos quais participaram sujeitos envolvidos na coordenação, orientação e cursistas da formação. Realizou-se entrevista com a coordenadora municipal do pacto, questionário aberto com os formadores, com 70% de participação, e questionário fechado com os professores alfabetizadores cadastrados no SisPacto, representados por aproximadamente 33% de respondentes. Os resultados apontaram que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa contribuiu muito com a prática pedagógica dos alfabetizadores da rede municipal de Colatina/ES, mas não deu conta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Apontou que apesar da boa condução do processo de formação e de suas potencialidades, ainda apresenta fragilidades que dificultam a eficácia do programa, bem como a existência de fatores complexos externos à escola, ainda indiferentes às peculiaridades de onde a prática, verdadeiramente, acontece. Nas considerações finais, sugere-se que o trabalho elaborado sirva de aporte para o município que tem pouco registro formal dessa formação por meio do pacto. | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas. Alfabetização. Formação de professores. Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O PNAIC (2013-2015) E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO MUNICÍPIO DE COLATINA-ES | pt_BR |