A RELEVÂNCIA DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CLÍNICO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA
Abstract
Este trabalho teve como principal objetivo investigar, a partir da vivência prática, a
importância da supervisão de estágio clínico como instrumento facilitador para o
desenvolvimento de uma formação qualificada em Psicologia. Participaram desta 8
estagiários do nono e décimo períodos de Psicologia e 4 supervisores de estágio
clínico de uma instituição particular do município de Nova Venécia – ES. Para coleta
de dados foram utilizados dois roteiros de entrevista semiestruturada, um
direcionado aos alunos e outro voltado para os professores. Como estratégia de
análise dos dados obtidos, utilizou-se a análise de conteúdo, em uma abordagem
qualitativa. Os resultados apontaram que tanto os alunos quanto os supervisores
constatam que a supervisão de estágio clínico, em Psicologia é tida como uma
atividade essencial para a formação qualificada, pois auxilia no desenvolvimento da
prática profissional e ética do estagiário. Dentre as dificuldades apresentadas, o
tempo insuficiente de supervisão foi o aspecto mais citado entre os participantes.
Além disso, os dados demonstraram a necessidade de adequações da legislação
vigente, especialmente no que diz respeito à delimitação de aspectos que envolvem
a supervisão como, por exemplo, o tempo de supervisão por aluno e a preparação
do professor para desempenhar a atividade de supervisão. Assim, dada à
representatividade da supervisão de estágio clinico na formação do psicólogo,
sugerimos ao final deste trabalho a elaboração de um folheto informativo sobre a
atividade de estágio supervisionado em Psicologia, envolvendo conteúdos teóricos,
práticos e éticos, a fim de oportunizar uma formação acadêmica e profissional de
qualidade.