dc.description.abstract | Essa dissertação de mestrado teve como foco de investigação o processo de inclusão
na rede pública de ensino de uma aluna de 15 anos com Deficiência Intelectual
Moderada (DIM), que estuda em uma escola regular do município de São Mateus/ ES
A problemática que norteou a investigação foi: mesmo com as limitações, como
assegurar a aprendizagem de uma aluna com DIM, tendo em vista, as propostas do
Referencial Curricular Nacional prescrito pelo Ministério da Educação? O objetivo do
trabalho foi investigar os participantes durante o ano letivo de 2013, e assim, analisar
como ocorreu o processo de inclusão da aluna objeto da pesquisa. Como
procedimento metodológico a pesquisa enquadrou-se dentro do método qualitativo e
quantitativo em relação ao tipo de pesquisa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e
documental para fundamentar o estudo de caso, como técnica de coleta de dados
recorreu-se ao uso da observação dos participantes durante as aulas, e realizou-se
as entrevistas com a aplicação de questionários abertos. Os resultados demostraram
que as construções dos conhecimentos curriculares propostos das disciplinas de base
nacional comum foram atingidas dentro das limitações cognitivas da aluna registrados
nos relatórios trimestrais. Conclui-se que o uso da teoria sociointeracionista, as
adaptações curriculares para o currículo inclusivo, as estratégias de ensino e
aprendizagem adequadas a aluna e a participação efetivas dos professores e da
família foram os aspectos principais para efetivar a aprendizagem significativa desta
aluna. | pt_BR |