dc.description.abstract | A pesquisa expõe resultados de um estudo desenvolvido em 2017 e 2018, com
intuito de verificar o uso das novas tecnologias no ensino da Língua Portuguesa do
Ensino Fundamental - Anos Finais, conforme a implementação do ProInfo -
Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como cerne a pergunta: Como
se dá o uso das novas tecnologias no ensino da Língua Portuguesa conforme
implementação do Proinfo? E, objetivo geral: pesquisar a contribuição das novas
tecnologias no ensino, conforme a implementação do ProInfo - Programa Nacional
de Tecnologia Educacional. A investigação foi realizada em três etapas, sendo elas:
pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; estudo de caso e análise dos dados.
No levantamento bibliográfico foram referenciados importantes autores para a
pesquisa, além de um estudo de caso com enfoque qualitativo. O problema
levantado trata-se da fomentação da utilização da internet no ensino da Língua
Portuguesa como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem. Com a
implementação do Proinfo para uma viabilização para concretização da proposta de
mediação do processo de conceituação na promoção da aprendizagem, tendo o
desenvolvimento e a aquisição de habilidades fatores importantes na promoção de
uma sociedade partícipe do saber. | pt_BR |