dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a relação escola – família, o atendimento oferecido pela
comunidade escolar aos pais e/ou responsáveis pelos alunos e a participação da
mesma nos eventos. É indispensável essa interação para o desenvolvimento do
processo de ensino e aprendizagem dos alunos. No decorrer da pesquisa
identificamos as razões/motivos das famílias dos alunos do 2º ano do Ensino Médio
de uma escola de Aracruz/ES a não participarem das ações propostas pela escola de
seus filhos. Detectamos que o principal motivo é a falta de tempo e incompatibilidade
dos horários de trabalho dos pais e os em que as ações/eventos são ofertadas. O
Referencial Teórico foi embasado em autores que possibilitaram a compreensão de
conceitos que nortearam a escrita. Para que os objetivos fossem alcançados,
lançamos mão de instrumentos metodológicos como a pesquisa bibliográfica e
pesquisa exploratória com resultados apresentados por meio de gráficos. Embora a
escola cumpra o seu papel, ainda há muito o que fazer para que essa aproximação
seja efetiva. Lançamos mão de entrevistas com gestores, professores e algumas
famílias para a busca de uma melhor solução no quesito atendimento de qualidade às
famílias e sua melhor participação. Para viabilizar a relação família escola, esta
dissertação é uma contribuição para que a escola avance em sua relação, criando
espaços de comunicação mais eficazes a fim de melhorar a participação das famílias
e essas se sentirem parte integrante da escola. | pt_BR |