dc.description.abstract | Este estudo teve como principal objetivo verificar como as tecnologias digitais,
utilizadas na formação inicial e continuadas de professores, no Polo UAB de
Aracruz-ES, podem contribuir para uma prática docente que contemple as
tecnologias digitais da informação e da comunicação como importante metodologia e
estratégia de ensino, no contexto da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa
descritiva, de cunho qualitativo. A abordagem foi o estudo de caso sobre o objeto de
investigação, com vistas a obter informações necessárias sobre o problema
analisado. Observaram-se, ainda, as características do universo de atuação dos
sujeitos envolvidos na pesquisa, pautando-se na técnica de coleta de dados, guiada
por estudos bibliográficos, relacionados às abordagens temáticas investigadas neste
trabalho. Os pressupostos de sustentação desta pesquisa pautaram-se na análise
documental acerca dos documentos do universo pesquisado e na aplicação de
entrevista semiestruturada, de caráter qualitativo, aos participantes da amostra. Os
resultados deste estudo evidenciaram a importância e contribuições do uso das
tecnologias digitais no contexto de formação inicial e continuada de professores,
bem como os impactos inovadores que esta traz para o processo de ensino e
aprendizagem dos estudantes. As conclusões desta pesquisa apontam caminhos a
serem percorridos para o alcance da eficácia, na formação inicial e continuada de
professores. Concluiu-se também que universo de educação a distância torna o uso
das tecnologias inerente aos processos pedagógicos, colocando o professor em
permanente contato com essas ferramentas. | pt_BR |