Mostrar el registro sencillo del ítem
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, NO POLO UAB, EM ARACRUZ/ES
dc.contributor.author | ROCH, ROSA MARIA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T19:26:59Z | |
dc.date.available | 2021-09-01T19:26:59Z | |
dc.date.issued | 2018-11-29 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/905 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como principal objetivo verificar como as tecnologias digitais, utilizadas na formação inicial e continuadas de professores, no Polo UAB de Aracruz-ES, podem contribuir para uma prática docente que contemple as tecnologias digitais da informação e da comunicação como importante metodologia e estratégia de ensino, no contexto da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo. A abordagem foi o estudo de caso sobre o objeto de investigação, com vistas a obter informações necessárias sobre o problema analisado. Observaram-se, ainda, as características do universo de atuação dos sujeitos envolvidos na pesquisa, pautando-se na técnica de coleta de dados, guiada por estudos bibliográficos, relacionados às abordagens temáticas investigadas neste trabalho. Os pressupostos de sustentação desta pesquisa pautaram-se na análise documental acerca dos documentos do universo pesquisado e na aplicação de entrevista semiestruturada, de caráter qualitativo, aos participantes da amostra. Os resultados deste estudo evidenciaram a importância e contribuições do uso das tecnologias digitais no contexto de formação inicial e continuada de professores, bem como os impactos inovadores que esta traz para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. As conclusões desta pesquisa apontam caminhos a serem percorridos para o alcance da eficácia, na formação inicial e continuada de professores. Concluiu-se também que universo de educação a distância torna o uso das tecnologias inerente aos processos pedagógicos, colocando o professor em permanente contato com essas ferramentas. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais, Educação a Distância, Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, NO POLO UAB, EM ARACRUZ/ES | pt_BR |