MINHAS MÃOS, MEUS OLHOS: UMA ANÁLISE SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA UM ALUNO COM BAIXA VISÃO
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivos analisar as contribuições dos materiais didáticos
confeccionados para o ensino de Biologia de um aluno com baixa visão com o
intuito de colaborar para a compreensão dos conteúdos especificamente
relacionados aos vírus, utilizando um modelo de um bacteriófago e um vírus da
AIDS, com predicados que reverenciam as necessidades de um aluno com
deficiência visual. Para tal estudo utilizamos a metodologia com abordagem
qualitativa da pesquisa documental, entrevista e observação, o que possibilitou a
reflexão sobre a inclusão, no que tange às pessoas com necessidades educacionais
especiais nas salas de aulas regulares, cujo direito deve ser garantido pela escola
ao proporcionar as condições adequadas para sua aprendizagem. Os fundamentos
teóricos se baseiam, principalmente, em Carvalho (2000), Klein (2005) e Souza
(2007), Ferrel (1996) e Cunha e Enumo (2003), Jorge (2010) e Santos (2010). . O
material foi analisado a partir das percepções da professora de Educação Especial,
do aluno sujeito desta pesquisa e dos 26 alunos normovisuais que constituem a
turma. Os modelos didáticos foram considerados adaptados na avaliação de todos
os participantes, podendo-se averiguar que o mesmo apresenta atributos que
podem auxiliar na disciplina de Biologia. Sendo assim, pode- se afirmar que, ao
incorporar esses materiais no ensino, é possível promover a aprendizagem
significativa de conceitos, bem como elevar os níveis de interesse dos alunos
normovisuais.