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dc.contributor.authorDAVARIZ, LOURDES
dc.date.accessioned2021-09-01T18:53:45Z
dc.date.available2021-09-01T18:53:45Z
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/897
dc.description.abstractA proposta dessa dissertação é discutir a utilização da calculadora do celular como recurso que promove a mediação, junto ao professor, do processo de ensino aprendizagem das estruturas aditivas de um aluno com síndrome de Down, tendo por base as dificuldades e potencialidades do indivíduo, considerando-se seus aspectos biológico e psicológico. Foi realizado um levantamento histórico da trajetória da Educação Especial e como se encontra nos dias atuais. A metodologia adotada foi a bibliográfica descritiva de diversos autores e um estudo caso. Diante disso, no estudo de caso buscou-se dar atenção para a compreensão dos números fazendo associações com os elementos para depois realizar as operações matemáticas de adição e subtração. O problema da pesquisa questiona em como se realiza o processo ensino-aprendizagem das estruturas aditivas de um indivíduo com síndrome de Down, utilizando-se como recurso a calculadora de um celular. O objetivo geral desse trabalho foi verificar como se dá o processo de ensino aprendizagem das estruturas aditivas de um indivíduo com síndrome de Down a partir do uso da calculadora de celular. Para os objetivos específicos foram escolhidos: identificar os conhecimentos matemáticos do indivíduo pesquisado; averiguar como o indivíduo em questão associa a calculadora com as estruturas aditivas; relacionar o uso das operações aditivas com situações da vida do sujeito da pesquisa e apresentar atividades com o uso da calculadora relacionando as estruturas aditivas com situações do cotidiano do sujeito com síndrome de Down, durante o estudo de caso. A justificativa perpassou por apresentar as barreiras enfrentadas, que são inúmeras devido às atitudes preconceituosas que permeiam as práticas sociais, difíceis de serem modificadas e a legislação, por si só não garante essas mudanças. Conclui-se esse estudo afirmando que todo trabalho é realizado tendo por base as necessidades e as peculiaridades do aluno, caracterizando este como um atendimento, mas que isso deve vir acompanhado de uma ação eminentemente pedagógica.pt_BR
dc.subjectSíndrome de Down. Uso do celular. Estruturas aditivas.pt_BR
dc.titleENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS ADITIVAS A UM SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO USO DE CELULARESpt_BR


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