ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS ADITIVAS A UM SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO USO DE CELULARES
Resumo
A proposta dessa dissertação é discutir a utilização da calculadora do celular como
recurso que promove a mediação, junto ao professor, do processo de ensino aprendizagem das estruturas aditivas de um aluno com síndrome de Down, tendo
por base as dificuldades e potencialidades do indivíduo, considerando-se seus
aspectos biológico e psicológico. Foi realizado um levantamento histórico da
trajetória da Educação Especial e como se encontra nos dias atuais. A metodologia
adotada foi a bibliográfica descritiva de diversos autores e um estudo caso. Diante
disso, no estudo de caso buscou-se dar atenção para a compreensão dos números
fazendo associações com os elementos para depois realizar as operações
matemáticas de adição e subtração. O problema da pesquisa questiona em como se
realiza o processo ensino-aprendizagem das estruturas aditivas de um indivíduo
com síndrome de Down, utilizando-se como recurso a calculadora de um celular. O
objetivo geral desse trabalho foi verificar como se dá o processo de ensino aprendizagem das estruturas aditivas de um indivíduo com síndrome de Down a
partir do uso da calculadora de celular. Para os objetivos específicos foram
escolhidos: identificar os conhecimentos matemáticos do indivíduo pesquisado;
averiguar como o indivíduo em questão associa a calculadora com as estruturas
aditivas; relacionar o uso das operações aditivas com situações da vida do sujeito da
pesquisa e apresentar atividades com o uso da calculadora relacionando as
estruturas aditivas com situações do cotidiano do sujeito com síndrome de Down,
durante o estudo de caso. A justificativa perpassou por apresentar as barreiras
enfrentadas, que são inúmeras devido às atitudes preconceituosas que permeiam as
práticas sociais, difíceis de serem modificadas e a legislação, por si só não garante
essas mudanças. Conclui-se esse estudo afirmando que todo trabalho é realizado
tendo por base as necessidades e as peculiaridades do aluno, caracterizando este
como um atendimento, mas que isso deve vir acompanhado de uma ação
eminentemente pedagógica.