dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou avaliar o nível de desempenho discente do curso de
Pedagogia no Estado do Espírito Santo, traçando uma comparação dos resultados
obtidos pelos cursos na modalidade à distância e presencial nos Enades de 2005 a
2014. Buscou-se também evidenciar as relações existentes entre as modalidades de
ensino, o tipo de Instituição de Ensino Superior e a presença de disciplinas relevantes
para a formação do pedagogo na visão do coordenador de curso. Este trabalho analisa
o ensino superior a partir de uma reconstrução da sua trajetória histórica e apresenta
uma literatura das políticas educacionais recentes para o setor, assim como o
crescimento do Ensino Superior em ambas as modalidades. Foram analisados 71
cursos, cadastrados no sítio do Ministério da Educação e que participaram dos
respectivos certames obtendo nota diferente de zero. Os resultados demonstraram
que a modalidade de ensino EaD possui maior prevalência de instituições de ensino
federal do que privada, colocando a Universidade em primeira colocação pela
organização acadêmica. Foi possível também identificar no estudo que não houve
diferença na análise de medianas entre as modalidades de vínculos do EaD com o
ensino presencial, ou seja, independente da modalidade de ensino a qual o aluno está
matriculado, o teste não apurou significância da nota. A pesquisa realizada com os
coordenadores de curso, identificou que mais de 70% das IES que responderam o
questionário, praticam algum método de preparação do aluno junto ao Enade. | pt_BR |