SOPHIA MORA AO LADO: AVANÇOS E ENTRAVES DO ENSINO DE FILOSOFIA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO MATEUS
Abstract
Esta dissertação de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação tem por base
descrever e ao mesmo tempo debater acerca da implantação da matéria
Filosofia na grade curricular da Rede Municipal de Educação do município de São
Mateus, norte do Espírito Santo. Este trabalho quer ser apenas um instrumento para
o debate, visto que nos últimos 25 anos muito se fez e continua a ser feito para se
implantar a matéria como mais um instrumento de fortalecimento da educação no
município. Procuramos problematizar os avanços e os entraves, os encontros e os
desencontros bem como a distância entre a intenção e o gesto de uma
administração pública ao querer implementar uma matéria como a Filosofia numa
Rede Pública de Ensino. O trabalho busca um resgate histórico dos principais atores
sociais, bem como fatos e eventos que ajudaram ou atrapalharam nesta caminhada
de 25 anos da Filosofia na Rede municipal de Educação de São Mateus. Faz uma
análise desta trajetória e busca a luz de teóricos como Lippmam e Koham refletir e
contextualizar, analisar e problematizar o Ensino de Filosofia no Ensino
Fundamental no município de São Mateus. Na sua descrição teórico metodológica,
usamos entrevistas abertas com Professores e coordenadores de área do município
e buscamos criar um mapa conceitual com autores como Gil, Gallo e Silveira, e
assim trabalhamos para observar e problematizar as opções do município bem como
o que pensa e quem são os professores de Filosofia da Rede Municipal de São
Mateus. Por fim reafirma o acerto do município ao apostar na experiência do
pensamento já nas series iniciais da educação básica.