• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

SOPHIA MORA AO LADO: AVANÇOS E ENTRAVES DO ENSINO DE FILOSOFIA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO MATEUS

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.057Mb)
Date
2018-10-19
Author
JESUS, JOSÉ ADILSON
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta dissertação de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação tem por base descrever e ao mesmo tempo debater acerca da implantação da matéria Filosofia na grade curricular da Rede Municipal de Educação do município de São Mateus, norte do Espírito Santo. Este trabalho quer ser apenas um instrumento para o debate, visto que nos últimos 25 anos muito se fez e continua a ser feito para se implantar a matéria como mais um instrumento de fortalecimento da educação no município. Procuramos problematizar os avanços e os entraves, os encontros e os desencontros bem como a distância entre a intenção e o gesto de uma administração pública ao querer implementar uma matéria como a Filosofia numa Rede Pública de Ensino. O trabalho busca um resgate histórico dos principais atores sociais, bem como fatos e eventos que ajudaram ou atrapalharam nesta caminhada de 25 anos da Filosofia na Rede municipal de Educação de São Mateus. Faz uma análise desta trajetória e busca a luz de teóricos como Lippmam e Koham refletir e contextualizar, analisar e problematizar o Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental no município de São Mateus. Na sua descrição teórico metodológica, usamos entrevistas abertas com Professores e coordenadores de área do município e buscamos criar um mapa conceitual com autores como Gil, Gallo e Silveira, e assim trabalhamos para observar e problematizar as opções do município bem como o que pensa e quem são os professores de Filosofia da Rede Municipal de São Mateus. Por fim reafirma o acerto do município ao apostar na experiência do pensamento já nas series iniciais da educação básica.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/890
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback