OS DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA, ES
Abstract
Essa dissertação busca pesquisar como os professores de História do Ensino
Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Vitória, Espírito Santo,
trabalham os conteúdos voltados para os “Direitos Humanos” em sala de aula.
Apresentando como objetivos discutir a importância de se trabalhar o tema Direitos
Humanos com o objetivo de desenvolver aspectos formativos junto aos estudantes do
8º e 9º ano do Ensino Fundamental, comparar a forma como os professores abordam
o tema “Direitos Humanos” em sala de aula com a legislação e o currículo de História
da rede pública municipal de Vitória, ES, e elaborar um plano de ensino focado em
Direitos Humanos de acordo com as informações reunidas nas análises das
entrevistas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa que por meio de entrevistas e
observações de campo buscou fazer uma análise se os professores estão cumprindo
o previsto na legislação vigente, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional e na Resolução 3.777/2014, as Diretrizes Curriculares a nível municipal e de
que maneira isso é feito, tendo em vista a literatura historiográfica.