A ARTICULAÇÃO ENTRE O TRABALHO REALIZADO EM UMA ESCOLA REGULAR E O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (CAEE)
Abstract
Este trabalho consistiu em uma pesquisa que teve como objetivo descrever e
analisar a proposta de trabalho do AEE e do CAEE. Essa investigação, de caráter
qualitativo, é um estudo descritivo que se valeu, ao longo do processo de coleta de
dados, da observação e da análise documental e das atividades realizadas pelos
alunos durante o período no qual frequentavam o ensino da educação especial
realizado na escola regular, o AEE e o CAEE. As práticas desenvolvidas no AEE e
no CAEE ajudam no desenvolvimento dos alunos, mas seu currículo se mostra
obscuro ás professores das salas regulares, o que não corresponde ao
encaminhamento dos documentos legais, que pedem a sua articulação. A partir
dessas considerações, e, sobretudo dos destaques da legislação em vigor, o
problema a ser investigado é: Como está sendo articulado o trabalho da educação
especial realizado no AEE na escoa regular e no CAEE? Refletir sobre como o
atendimento educacional especializado ocorre na prática do cotidiano escolar e as
dificuldades e as funcionalidades da escola, discutindo sobre como se dá a
escolarização nesses ambientes pesquisados estão contribuindo para desenvolver e
inserir os alunos no ensino regular.