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dc.contributor.authorTOREZANI, EDNA
dc.date.accessioned2021-09-01T17:19:36Z
dc.date.available2021-09-01T17:19:36Z
dc.date.issued2018-07-12
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/884
dc.description.abstractEsta dissertação expõe, como objeto de pesquisa, a construção da identidade profissional do pedagogo. Tendo como problema de pesquisa, saber como é formada a construção da identidade profissional dos pedagogos da educação infantil no município de São Mateus/ES, na perspectiva dos mesmos. Assim, na intenção de compreender a identidade do pedagogo da educação infantil de São Mateus/ES ao longo da história, objetivo geral do estudo, buscou-se explicitar os objetivos específicos, que foram: discutir o processo de organização e estruturação da formação pedagógica no Brasil; identificar a identidade construída do pedagogo de São Mateus/ES no discorrer do tempo e sugerir um projeto formativo continuado a estes profissionais, visando melhor compreensão destes acerca da identidade e fazer pedagógico dos mesmos. Tais objetivos nos apontaram contradições e polêmicas quanto às concepções formativas do pedagogo, que possibilitaram reflexões concernentes às contribuições das disposições curriculares do curso sobre as práticas dos profissionais dos pedagogos e na constituição da identidade profissional do público alvo estudado. Posto isto, tais reflexões tornaram-se proposição de um projeto formativo continuado a estes profissionais, visando que estes tenham melhor compressão acerca da identidade e prática pedagógica dos mesmos. Os métodos usados na pesquisa incluíram investigação documental e bibliográfica, juntada a um estudo de campo feito nos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM´s) da cidade objeto de estudo. Os resultados identificam que os pedagogos estudados, em sua maior parte, têm formação inicial em pedagogia há mais de 10 anos, contratados em caráter definitivo, via concurso público. Os dados ainda apontam contradições a serem superadas, considerando a atuação recente destes na modalidade de ensino em questão e nos níveis diversos da educação, este último, sendo em decorrência da carga horária de trabalho a ser cumprida. Finalmente, pode-se afirmar a existência de fragilidades referentes à identidade profissional do pedagogo infantil de São Mateus, principalmente, devido, ao caráter geral e fragmentado das Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN´s) do curso de pedagogia. Assim, conclui-se que, a identidade construída dos pedagogos de São Mateus/ES ainda se encontra em processo de constituição, perpassando as esferas formativas e a prática profissional destes, marcada pela pseudoformação. Entretanto, ressalta-se que, os sujeitos estudados se mostram envolvidos e comprometidos em superar esta pseudoformação, que fragiliza a identidade e atuação dos mesmos, o que reafirma o processo de construção de identidade que os pedagogos de São Mateus/ES se encontram.pt_BR
dc.subjectIdentidade do pedagogo. Formação Generalista-fragmentada. Construção em processo.pt_BR
dc.titleA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ESpt_BR


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