HUMANIZAÇÃO, SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ESTRUTURADA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM HOSPITAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
Resumo
ntrodução: O Sistema Único de Saúde (SUS), após conquistas e lutas, conseguiu
ampliar a cobertura e o acesso à assistência à saúde e, atualmente, volta sua atenção
para um novo desafio que é a implantação do Programa Nacional de Humanização
da Assistência Hospitalar (PNHAH). Ações e estratégias estão sendo viabilizadas para
melhorar o contato humano entre profissionais da Saúde e usuários, dos profissionais
entre si, e do hospital com a comunidade; proporcionar qualidade e eficácia na
atenção dispensada aos usuários e difundir uma nova filosofia de humanização na
rede hospitalar brasileira credenciada pelo SUS. Objetivos: Esta pesquisa teve como
objetivo contribuir para a sensibilização dos profissionais de saúde sobre a
importância da comunicação efetiva para o processo de segurança do paciente.
Metodologia: É uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa e classificada como
descritiva e explicativa. Quanto aos meios, realizou-se uma pesquisa de campo nos
03 hospitais selecionados, pesquisa documental por analisar documentos internos do
hospital, e bibliográfica por pesquisar os temas nas literaturas clássicas e modernas.
As informações foram obtidas através de dados secundários, sendo que em alguns
momentos reportou-se a um profissional do hospital para o melhor entendimento de
documentos que não demonstrava clareza. Com a autorização da direção de cada
Unidade hospitalar, estabelecida por meio de um Termo de autorização buscou-se a
análise e observação informações. Foram investigados dados relativos a Política de
Humanização em saúde, segurança do paciente e qualidade. Resultados: Ao longo
do estudo percebeu-se um nó crítico: a não conscientização dos profissionais
inseridos no sistema quanto à importância de se comunicar efetivamente. Embora as
instituições hospitalares estudadas, estejam longe do que é considerado adequado
pelo Ministério da Saúde, pode-se observar um grande empenho das gestões e das
equipes em melhorar os serviços. Percebeu-se um grande interesse em aplicar a
Política de humanização em saúde. Instruções de trabalho (Its), protocolos,
fluxogramas, entre outros instrumentos que padronizam as ações de humanização em
saúde já estão sendo realidade nessas unidades hospitalares. O que causa um
grande desconforto ao longo do estudo é perceber a inexistência de uma comissão
de comunicação efetiva com seu respectivo protocolo. Então, como pensar em
qualidade do serviço de saúde se a “comunicação efetiva” não é trabalhada
adequadamente? Respondendo tal pergunta, a pesquisa traz como um produto final
a confecção de uma instrução de trabalho de comunicação efetiva, objetivando a
entrega a cada instituição hospitalar, afim de que se crie uma comissão e todos os
funcionários sejam capacitados em relação ao tema, pois uma cultura organizacional
com missão embasada em objetivos e estratégias com efetivas configurações de
comunicação, refletirá positivamente nos processos assistenciais e,
consequentemente, na qualidade dos serviços e segurança do paciente.