Mostrar el registro sencillo del ítem
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PINHEIROS/ES
dc.contributor.author | PICULI, VANEILDE | |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T20:10:36Z | |
dc.date.available | 2021-08-31T20:10:36Z | |
dc.date.issued | 2018-02-09 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/870 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho se constitui numa pesquisa sobre a inclusão e as práticas pedagógicas de professores que vivenciam o cotidiano escolar com alunos que apresentam Deficiência Intelectual (DI) nas suas turmas, consideradas inclusivas, no contexto da sala regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), evidenciando as possíveis relações entre ambos. Em relação ao desenvolvimento dessa pesquisa, optamos por assumir como aporte os pressupostos teóricos filosóficos da abordagem sócio-histórica, com base nas contribuições teóricas de Vigotsky. Para o delineamento dessa investigação, utilizamos a abordagem qualitativa, apoiada no estudo de caso do tipo etnográfico e para obter os dados foram usadas como ferramentas a observação, o diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e o questionário. O campo de coleta de dados foi numa Escola Municipal de Ensino Fundamental-Séries Iniciais no município de Pinheiros/ES. Foram sujeitos dois alunos com DI, inseridos na sala regular e somente um no AEE, duas professoras do ensino regular e uma do AEE, duas coordenadoras pedagógicas e dez professores da escola. A análise das observações e dos discursos dos sujeitos possibilitou construirmos considerações sobre a ação pedagógica com educandos com Deficiência Intelectual em uma escola regular e no AEE. | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Intelectual. Inclusão. Práticas Pedagógicas. Atendimento Educacional Especializado. | pt_BR |
dc.title | DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PINHEIROS/ES | pt_BR |