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dc.contributor.authorPICULI, VANEILDE
dc.date.accessioned2021-08-31T20:10:36Z
dc.date.available2021-08-31T20:10:36Z
dc.date.issued2018-02-09
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/870
dc.description.abstractO presente trabalho se constitui numa pesquisa sobre a inclusão e as práticas pedagógicas de professores que vivenciam o cotidiano escolar com alunos que apresentam Deficiência Intelectual (DI) nas suas turmas, consideradas inclusivas, no contexto da sala regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), evidenciando as possíveis relações entre ambos. Em relação ao desenvolvimento dessa pesquisa, optamos por assumir como aporte os pressupostos teóricos filosóficos da abordagem sócio-histórica, com base nas contribuições teóricas de Vigotsky. Para o delineamento dessa investigação, utilizamos a abordagem qualitativa, apoiada no estudo de caso do tipo etnográfico e para obter os dados foram usadas como ferramentas a observação, o diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e o questionário. O campo de coleta de dados foi numa Escola Municipal de Ensino Fundamental-Séries Iniciais no município de Pinheiros/ES. Foram sujeitos dois alunos com DI, inseridos na sala regular e somente um no AEE, duas professoras do ensino regular e uma do AEE, duas coordenadoras pedagógicas e dez professores da escola. A análise das observações e dos discursos dos sujeitos possibilitou construirmos considerações sobre a ação pedagógica com educandos com Deficiência Intelectual em uma escola regular e no AEE.pt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectual. Inclusão. Práticas Pedagógicas. Atendimento Educacional Especializado.pt_BR
dc.titleDEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PINHEIROS/ESpt_BR


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