• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PINHEIROS/ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (2.763Mb)
Date
2018-02-09
Author
PICULI, VANEILDE
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho se constitui numa pesquisa sobre a inclusão e as práticas pedagógicas de professores que vivenciam o cotidiano escolar com alunos que apresentam Deficiência Intelectual (DI) nas suas turmas, consideradas inclusivas, no contexto da sala regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), evidenciando as possíveis relações entre ambos. Em relação ao desenvolvimento dessa pesquisa, optamos por assumir como aporte os pressupostos teóricos filosóficos da abordagem sócio-histórica, com base nas contribuições teóricas de Vigotsky. Para o delineamento dessa investigação, utilizamos a abordagem qualitativa, apoiada no estudo de caso do tipo etnográfico e para obter os dados foram usadas como ferramentas a observação, o diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e o questionário. O campo de coleta de dados foi numa Escola Municipal de Ensino Fundamental-Séries Iniciais no município de Pinheiros/ES. Foram sujeitos dois alunos com DI, inseridos na sala regular e somente um no AEE, duas professoras do ensino regular e uma do AEE, duas coordenadoras pedagógicas e dez professores da escola. A análise das observações e dos discursos dos sujeitos possibilitou construirmos considerações sobre a ação pedagógica com educandos com Deficiência Intelectual em uma escola regular e no AEE.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/870
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback