DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PINHEIROS/ES
Abstract
O presente trabalho se constitui numa pesquisa sobre a inclusão e as práticas
pedagógicas de professores que vivenciam o cotidiano escolar com alunos que
apresentam Deficiência Intelectual (DI) nas suas turmas, consideradas inclusivas, no
contexto da sala regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE),
evidenciando as possíveis relações entre ambos. Em relação ao desenvolvimento
dessa pesquisa, optamos por assumir como aporte os pressupostos teóricos
filosóficos da abordagem sócio-histórica, com base nas contribuições teóricas de
Vigotsky. Para o delineamento dessa investigação, utilizamos a abordagem
qualitativa, apoiada no estudo de caso do tipo etnográfico e para obter os dados
foram usadas como ferramentas a observação, o diário de campo, as entrevistas
semiestruturadas e o questionário. O campo de coleta de dados foi numa Escola
Municipal de Ensino Fundamental-Séries Iniciais no município de Pinheiros/ES.
Foram sujeitos dois alunos com DI, inseridos na sala regular e somente um no AEE,
duas professoras do ensino regular e uma do AEE, duas coordenadoras
pedagógicas e dez professores da escola. A análise das observações e dos
discursos dos sujeitos possibilitou construirmos considerações sobre a ação
pedagógica com educandos com Deficiência Intelectual em uma escola regular e no
AEE.