A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMOAÇÃO EDUCATIVA NA COLETA SELETIVA DE CONDOMÍNIOS NA CIDADE DE COLATINA - ES
Resumo
O município de Colatina possui uma parcela considerável de habitantes residindo
em prédios. A concentração habitacional em prédios e condomínios maximiza a
produção de lixo urbano, sendo sua destinação um problema grave, que deve ser
equacionado como prioridade. Os resíduos domiciliares quando bem separados
geram inúmeras oportunidades de renda porque são encaminhados à associação de
catadores, auxilia na Educação Ambiental e não se tornam um subproduto
descartável no aterro sanitário. Sua separação através da coleta seletiva ainda
possibilita geração de produtos de qualidade para a reciclagem. Neste trabalho
investigamos o papel da Educação Ambiental na coleta seletiva em condomínios
residenciais do município de Colatina/ES. O objetivo da pesquisa foi avaliar a
funcionalidade da coleta seletiva mediante o processo de Educação Ambiental,
realizar um levantamento de informações através de questionários sobre a forma
como a coleta seletiva é efetivada em condomínios situados no município de
Colatina, diagnosticar problemas relacionados com a coleta seletiva de acordo os
relatos dos síndicos e condôminos, identificar a relação do nível de EA e
funcionalidade do processo de coleta seletiva com os dados dos
questionários,sugerir – em nível de considerações finais – alternativas de Educação
Ambiental, que possam ser apresentados ao SANEAR, com o intuito de suprir
possíveis necessidades de acordo com os resultados. Para o diagnóstico e
caracterização do ambiente analisado foi utilizada a metodologia de natureza
qualitativa. Aplicou-se questionários para os condôminos, entrevistas para os
síndicos e observações com as quais foram levantadas características da coleta
vivenciadas no dia a dia, a no decorrer da pesquisa, além de identificar a forma
como os condôminos estão se relacionando com os resíduos domiciliares e as
dificuldades encontradas em realizar a coleta seletiva. Os resultados apontaram que
algumas melhorias devem ser feitas para adequação da coleta seletiva nos
condomínios e que a Educação Ambiental deve ser uma ação continua, pois, as
ações de EA realizadas pelos síndicos apresentam falhas, como a pouca
divulgação, sendo observado a necessidade de uma parceria com o órgão ambiental
do município.