dc.description.abstract | Nessa dissertação, apresentamos os resultados de uma pesquisa que tem como
objetivo analisar a contribuições do ensino de História nos anos finais do Ensino
Fundamental, um dos níveis da Educação Básica, no processo de reconhecimento e
preservação do patrimônio cultural imaterial, provocadas pela seguinte questão:
Como o processo ensino-aprendizagem de História pode contribuir para o
reconhecimento e preservação do Patrimônio Cultural Imaterial local?No intento de
gerar argumentos fundamentados tanto teórico quanto empiricamente, utilizou-se
critérios objetivos fundamentados pela perspectiva da pesquisa-ação, e definiu-se
como campo de pesquisa o município de São Mateus, localizado no estado do
Espírito Santo. Para tanto, na fase inicial da análise, procede-se à pesquisa
bibliográfica para, posteriormente, abordar a relação existente entre o ensino de
História e o processo de reconhecimento e preservação do patrimônio cultural
Imaterial. Por fim, apresentamos as considerações da pesquisa, que apontam para a
ínfima relação entre o ensino de História, visão de cidadania e leitura de mundo,
pautado na relação teoria e prática, que beneficiando-se das abordagens da Nova
História Cultural, incentivam a valorização de todos os elementos históricos do
cotidiano, que consolidam no saber discente a percepção do sujeito histórico e o
estimula a conhecer e valorizar o patrimônio cultural imaterial do município, para que
este seja capaz de construir reflexões e intervenções com autonomia em sua
localidade. | pt_BR |