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O RECONHECIMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL NAS AULAS DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO MATEUS - ES

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Dissertação de Mestrado (1.754Mb)
Date
2017-06-23
Author
SILVEIRA, MARÍLIA
Metadata
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Abstract
Nessa dissertação, apresentamos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo analisar a contribuições do ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental, um dos níveis da Educação Básica, no processo de reconhecimento e preservação do patrimônio cultural imaterial, provocadas pela seguinte questão: Como o processo ensino-aprendizagem de História pode contribuir para o reconhecimento e preservação do Patrimônio Cultural Imaterial local?No intento de gerar argumentos fundamentados tanto teórico quanto empiricamente, utilizou-se critérios objetivos fundamentados pela perspectiva da pesquisa-ação, e definiu-se como campo de pesquisa o município de São Mateus, localizado no estado do Espírito Santo. Para tanto, na fase inicial da análise, procede-se à pesquisa bibliográfica para, posteriormente, abordar a relação existente entre o ensino de História e o processo de reconhecimento e preservação do patrimônio cultural Imaterial. Por fim, apresentamos as considerações da pesquisa, que apontam para a ínfima relação entre o ensino de História, visão de cidadania e leitura de mundo, pautado na relação teoria e prática, que beneficiando-se das abordagens da Nova História Cultural, incentivam a valorização de todos os elementos históricos do cotidiano, que consolidam no saber discente a percepção do sujeito histórico e o estimula a conhecer e valorizar o patrimônio cultural imaterial do município, para que este seja capaz de construir reflexões e intervenções com autonomia em sua localidade.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/862
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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