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dc.contributor.authorLUCIANO, LEIDIANA
dc.date.accessioned2021-08-31T19:26:19Z
dc.date.available2021-08-31T19:26:19Z
dc.date.issued2017-11-18
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/857
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar os indicadores da avaliação de egressos, realizada no período de 2010-2015, identificando o protagonismo desses pares, nas melhorias e definição das políticas acadêmicas da Faculdade do Sul da Bahia (FASB). Considerando a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas décadas, o Sistema Nacional de Ensino Superior – SINAES – instituiu, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96, artigo 9º, incisos VI,VII e IX, a Lei 10.861, de 2004, a avaliação institucional das Instituições de Ensino Superior (IES), objetivando aferir a qualidade dessas instituições, razão pela qual foi inserida, no bojo dessa, a avaliação de egressos, tendo em vista que as Instituições de Ensino Superior devem cumprir a responsabilidade social de inserir egressos aptos para o exercício profissional, devem garantir a qualidade da educação e dos serviços prestados. Mediante a natureza do objeto investigado, foi utilizada a pesquisa qualiquantitativa, de caráter descritivo-exploratório, ancorada nos seguintes referenciais: Severino (2007); Gil (1999); Vieira (2009); Bauer e Gaskell (2011); Minayo (2008). Sendo o universo da pesquisa composto por 24% de egressos dos cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção, que serão entrevistados com questões pertinentes à avaliação feita pela FASB, no período citado. Além do que serão pesquisados documentos da Instituição de Ensino supracitada para melhor compreensão do percurso da avaliação de egressos, implantações e melhorias de políticas acadêmicas advindas desse processo, que revelem o lugar da protagonização dos egressos no desempenho institucional. Em relação a fundamentação teórica, esta pesquisa tem como base conceitual os documentos do SINAES (2015), nos tratos das discussões relacionadas a avaliação de egressos; Cunha (2009), sobre a concepção de avaliação institucional do Ensino Superior; Bauman (1997) sobre a influência da pós-modernidade na sociedade e consequências para o Ensino Superior. Por fim, buscou-se ao final deste estudo traçar metas de aprimoramento qualitativo ao serviço prestado pela IESpt_BR
dc.subjectEnsino Superior; Sociedade; Egresso; Avaliação.pt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DO EGRESSO NO DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – FACULDADE DO SUL DA BAHIApt_BR


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