AVALIAÇÃO DO EGRESSO NO DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – FACULDADE DO SUL DA BAHIA
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os indicadores da avaliação de egressos,
realizada no período de 2010-2015, identificando o protagonismo desses pares, nas
melhorias e definição das políticas acadêmicas da Faculdade do Sul da Bahia (FASB).
Considerando a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas décadas, o
Sistema Nacional de Ensino Superior – SINAES – instituiu, através da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação – LDB 9.394/96, artigo 9º, incisos VI,VII e IX, a Lei 10.861, de
2004, a avaliação institucional das Instituições de Ensino Superior (IES), objetivando
aferir a qualidade dessas instituições, razão pela qual foi inserida, no bojo dessa, a
avaliação de egressos, tendo em vista que as Instituições de Ensino Superior devem
cumprir a responsabilidade social de inserir egressos aptos para o exercício
profissional, devem garantir a qualidade da educação e dos serviços prestados.
Mediante a natureza do objeto investigado, foi utilizada a pesquisa qualiquantitativa,
de caráter descritivo-exploratório, ancorada nos seguintes referenciais: Severino
(2007); Gil (1999); Vieira (2009); Bauer e Gaskell (2011); Minayo (2008). Sendo o
universo da pesquisa composto por 24% de egressos dos cursos de Administração,
Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia
de Controle e Automação; Engenharia de Produção, que serão entrevistados com
questões pertinentes à avaliação feita pela FASB, no período citado. Além do que
serão pesquisados documentos da Instituição de Ensino supracitada para melhor
compreensão do percurso da avaliação de egressos, implantações e melhorias de
políticas acadêmicas advindas desse processo, que revelem o lugar da
protagonização dos egressos no desempenho institucional. Em relação a
fundamentação teórica, esta pesquisa tem como base conceitual os documentos do
SINAES (2015), nos tratos das discussões relacionadas a avaliação de egressos;
Cunha (2009), sobre a concepção de avaliação institucional do Ensino Superior;
Bauman (1997) sobre a influência da pós-modernidade na sociedade e consequências
para o Ensino Superior. Por fim, buscou-se ao final deste estudo traçar metas de
aprimoramento qualitativo ao serviço prestado pela IES