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dc.contributor.authorPEREIRA, HANSLEY
dc.date.accessioned2021-08-31T19:14:02Z
dc.date.available2021-08-31T19:14:02Z
dc.date.issued2017-03-24
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/854
dc.description.abstractCom o crescimento desordenado das cidades muitos problemas surgem, desde a falta de moradia à problemas relacionados com a mobilidade e acessibilidade urbana. Juntamente com esse crescimento vem o aumento da frota de veículos, fazendo com que o espaço viário das cidades se torne deficitário, ocasionando o surgimento de grandes problemas de circulação e infraestrutura neste cenário. Sendo um fator estruturante, a mobilidade é o nodal da conectividade dos vários espaços da cidade. Tendo um papel estratégico no espaço urbano o Patrimônio Arquitetônico e Histórico de uma cidade é o palco, em muitos casos, de importantes manifestações culturais, econômicas, religiosas e sociais, que geralmente estão localizadas nas áreas centrais das cidades, local onde houve as primeiras ocupações, na maioria das vezes, gerando um fluxo de usuários, tanto de mobilidade plena e reduzida considerável, devendo se tornar espaços adequados ao uso de todos, com um bom planejamento de suas atividades, os fluxos, os estacionamentos, priorizando o pedestre morador, usuário ou turista na região. Sendo assim este trabalho trata de contribuir com as questões da mobilidade e da acessibilidade urbana e dos fatores que estão ligados a elas, transpondo esta análise para o município de São Mateus, mais precisamente no Sítio Histórico do Porto, sendo este um dos mais importantes bem culturais do estado do Espírito Santo, e com isso propor intervenções urbanísticas para solucionar problemas relacionados à circulação de pessoas, através da análise e de diretrizes de possibilidades de intervenções, no patrimônio cultural e histórico, tornando este espaço, o eixo indutor e estruturante do desenvolvimento local, colaborando com o ordenamento territorial, com a melhoria considerável da qualidade de vida das pessoas, integrantes e moradores deste cenário, sendo um grande fomento às cadeias produtivas, principalmente as tradicionais e as culturais.pt_BR
dc.subjectMobilidade Urbana, Acessibilidade, Patrimônio Histórico, Porto de São Mateuspt_BR
dc.titleMOBILIDADE URBANA EM ÁREAS DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O CASO DO PORTO DE SÃO MATEUS-ESpt_BR


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