MOBILIDADE URBANA EM ÁREAS DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O CASO DO PORTO DE SÃO MATEUS-ES
Resumen
Com o crescimento desordenado das cidades muitos problemas surgem, desde a
falta de moradia à problemas relacionados com a mobilidade e acessibilidade
urbana. Juntamente com esse crescimento vem o aumento da frota de veículos,
fazendo com que o espaço viário das cidades se torne deficitário, ocasionando o
surgimento de grandes problemas de circulação e infraestrutura neste cenário.
Sendo um fator estruturante, a mobilidade é o nodal da conectividade dos vários
espaços da cidade. Tendo um papel estratégico no espaço urbano o Patrimônio
Arquitetônico e Histórico de uma cidade é o palco, em muitos casos, de importantes
manifestações culturais, econômicas, religiosas e sociais, que geralmente estão
localizadas nas áreas centrais das cidades, local onde houve as primeiras
ocupações, na maioria das vezes, gerando um fluxo de usuários, tanto de
mobilidade plena e reduzida considerável, devendo se tornar espaços adequados ao
uso de todos, com um bom planejamento de suas atividades, os fluxos, os
estacionamentos, priorizando o pedestre morador, usuário ou turista na região.
Sendo assim este trabalho trata de contribuir com as questões da mobilidade e da
acessibilidade urbana e dos fatores que estão ligados a elas, transpondo esta
análise para o município de São Mateus, mais precisamente no Sítio Histórico do
Porto, sendo este um dos mais importantes bem culturais do estado do Espírito
Santo, e com isso propor intervenções urbanísticas para solucionar problemas
relacionados à circulação de pessoas, através da análise e de diretrizes de
possibilidades de intervenções, no patrimônio cultural e histórico, tornando este
espaço, o eixo indutor e estruturante do desenvolvimento local, colaborando com o
ordenamento territorial, com a melhoria considerável da qualidade de vida das
pessoas, integrantes e moradores deste cenário, sendo um grande fomento às
cadeias produtivas, principalmente as tradicionais e as culturais.