dc.description.abstract | O presente trabalho debruçou-se na busca de conhecer melhor as inúmeras
dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio ao conhecerem o conteúdo
dos logaritmos, objetivou estudar os obstáculos encontrados no processo de ensino,
baseando-se na concepção dos obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard,
na tentativa de identificar dificuldades/entraves que podem impedir a evolução do
conhecimento dos alunos. A pesquisa trata-se de um estudo de caso que foi
realizado na Instituição de Ensino Centro Educacional de Aracruz – CEA, localizada
na Rua Professor Berilo Basílio dos Santos, número 180 no Centro do município de
Aracruz – ES, uma escola da rede privada com 23 anos de atuação. A fim de
identificar os obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, foi aplicado dois
questionários, em períodos distintos, para os alunos da 1ª série do Ensino Médio.
Por meio dela, tornou-se possível identificar as dificuldades dos alunos e ainda
entender que nem sempre o “fracasso” do discente está relacionado a falta de
conhecimento, mas sim aos obstáculos epistemológicos que antes nos eram
desconhecidos. Através da pesquisa, ficou claro que é importante, especialmente
para os docentes, levarem em consideração o erro, não como um aspecto negativo,
mas sim como a ponte entre o conhecimento comum e o conhecimento cientifico.
Com a pesquisa, desejamos contribuir com a formação dos docentes levando-os a
reflexão quanto a importância de inovar, no dia a dia, a prática pedagógica, de modo
a aprimorarem-se na formação dos nossos discentes. | pt_BR |