Show simple item record

dc.contributor.authorCOSTA, BRUNO
dc.date.accessioned2021-08-31T18:29:15Z
dc.date.available2021-08-31T18:29:15Z
dc.date.issued2017-09-30
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/843
dc.description.abstractO presente trabalho debruçou-se na busca de conhecer melhor as inúmeras dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio ao conhecerem o conteúdo dos logaritmos, objetivou estudar os obstáculos encontrados no processo de ensino, baseando-se na concepção dos obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard, na tentativa de identificar dificuldades/entraves que podem impedir a evolução do conhecimento dos alunos. A pesquisa trata-se de um estudo de caso que foi realizado na Instituição de Ensino Centro Educacional de Aracruz – CEA, localizada na Rua Professor Berilo Basílio dos Santos, número 180 no Centro do município de Aracruz – ES, uma escola da rede privada com 23 anos de atuação. A fim de identificar os obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, foi aplicado dois questionários, em períodos distintos, para os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Por meio dela, tornou-se possível identificar as dificuldades dos alunos e ainda entender que nem sempre o “fracasso” do discente está relacionado a falta de conhecimento, mas sim aos obstáculos epistemológicos que antes nos eram desconhecidos. Através da pesquisa, ficou claro que é importante, especialmente para os docentes, levarem em consideração o erro, não como um aspecto negativo, mas sim como a ponte entre o conhecimento comum e o conhecimento cientifico. Com a pesquisa, desejamos contribuir com a formação dos docentes levando-os a reflexão quanto a importância de inovar, no dia a dia, a prática pedagógica, de modo a aprimorarem-se na formação dos nossos discentes.pt_BR
dc.subjectObstáculos epistemológicos, Logaritmos, Conhecimento, Dificuldades/entraves, Ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleObstáculos no processo de aprendizagem de logaritmopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record