• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Obstáculos no processo de aprendizagem de logaritmo

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.599Mb)
Date
2017-09-30
Author
COSTA, BRUNO
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho debruçou-se na busca de conhecer melhor as inúmeras dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio ao conhecerem o conteúdo dos logaritmos, objetivou estudar os obstáculos encontrados no processo de ensino, baseando-se na concepção dos obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard, na tentativa de identificar dificuldades/entraves que podem impedir a evolução do conhecimento dos alunos. A pesquisa trata-se de um estudo de caso que foi realizado na Instituição de Ensino Centro Educacional de Aracruz – CEA, localizada na Rua Professor Berilo Basílio dos Santos, número 180 no Centro do município de Aracruz – ES, uma escola da rede privada com 23 anos de atuação. A fim de identificar os obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, foi aplicado dois questionários, em períodos distintos, para os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Por meio dela, tornou-se possível identificar as dificuldades dos alunos e ainda entender que nem sempre o “fracasso” do discente está relacionado a falta de conhecimento, mas sim aos obstáculos epistemológicos que antes nos eram desconhecidos. Através da pesquisa, ficou claro que é importante, especialmente para os docentes, levarem em consideração o erro, não como um aspecto negativo, mas sim como a ponte entre o conhecimento comum e o conhecimento cientifico. Com a pesquisa, desejamos contribuir com a formação dos docentes levando-os a reflexão quanto a importância de inovar, no dia a dia, a prática pedagógica, de modo a aprimorarem-se na formação dos nossos discentes.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/843
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback