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dc.contributor.authorMOREIRA, ANDRÉ
dc.date.accessioned2021-08-31T15:00:05Z
dc.date.available2021-08-31T15:00:05Z
dc.date.issued2017-08-24
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/841
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado teve como objetivo de pesquisa a análise do raciocínio espacial de 86 acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Vale do Cricaré em São Mateus no ES. A disciplina analisada para a coleta de dados foi o Desenho Técnico, na qual foi investigado o conhecimento teórico dos sujeitos desta pesquisa científica acerca da competência e habilidade cognitiva de raciocínio espacial. Para analisar o problema de pesquisa que norteou este trabalho, recorreu-se a teoria de Van Hiele amplamente consistente na literatura mundial atual, que caracteriza em cinco níveis o raciocínio espacial. Este estudo enquadrou-se dentro dos procedimentos metodológicos do método qualitativo, e como técnica de coleta de dados utilizou-se da aplicação de um questionário semiestruturado. Os resultados revelaram que os sujeitos investigados, de acordo com a literatura utilizada para categorizar e analisar o nível de raciocínio espacial apresentaram domínio teórico entre os níveis I, II e III. Verificou-se que os acadêmicos do referido curso deveriam ter, na disciplina de Desenho Técnico, se apropriado dos conhecimentos básicos de Geometria. Conclui-se que é emergente repensar a proposta de ensino da disciplina analisada, porque a mesma é fundamental para o exercício da profissão com qualidade pelos profissionais da Engenharia de Produção.pt_BR
dc.subjectRaciocínio Espacial; Geometria; Engenharia de Produção; Desenho Técnicopt_BR
dc.titleANÁLISE DO RACIOCÍNIO ESPACIAL APLICADO EM ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR


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