ANÁLISE DO RACIOCÍNIO ESPACIAL APLICADO EM ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Abstract
A presente dissertação de mestrado teve como objetivo de pesquisa a análise do
raciocínio espacial de 86 acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da
Faculdade Vale do Cricaré em São Mateus no ES. A disciplina analisada para a coleta
de dados foi o Desenho Técnico, na qual foi investigado o conhecimento teórico dos
sujeitos desta pesquisa científica acerca da competência e habilidade cognitiva de
raciocínio espacial. Para analisar o problema de pesquisa que norteou este trabalho,
recorreu-se a teoria de Van Hiele amplamente consistente na literatura mundial atual,
que caracteriza em cinco níveis o raciocínio espacial. Este estudo enquadrou-se
dentro dos procedimentos metodológicos do método qualitativo, e como técnica de
coleta de dados utilizou-se da aplicação de um questionário semiestruturado. Os
resultados revelaram que os sujeitos investigados, de acordo com a literatura utilizada
para categorizar e analisar o nível de raciocínio espacial apresentaram domínio
teórico entre os níveis I, II e III. Verificou-se que os acadêmicos do referido curso
deveriam ter, na disciplina de Desenho Técnico, se apropriado dos conhecimentos
básicos de Geometria. Conclui-se que é emergente repensar a proposta de ensino da
disciplina analisada, porque a mesma é fundamental para o exercício da profissão
com qualidade pelos profissionais da Engenharia de Produção.