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dc.contributor.authorBATISTA, ANDERSON
dc.date.accessioned2021-08-31T14:55:55Z
dc.date.available2021-08-31T14:55:55Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/840
dc.description.abstractOs recentes avanços tecnológicos possibilitaram a inserção de diversos recursos inovadores nos Smartphones, além da redução no custo de produção destes dispositivos. Como resultado, observa-se uma disseminação do uso destes equipamentos, tornando-os presentes no cotidiano de praticamente todas as classes sociais e faixas etárias, o que inclui estudantes dos mais diversos níveis de escolaridades que passaram a utilizá-los nos mais diferentes ambientes sociais, inclusive nas escolas, podendo notar sua utilização mesmo em unidades de ensino que proíbem seu uso através de leis estaduais. No levantamento bibliográfico sobre a utilização de recursos tecnológicos e educação, pode-se perceber que tamanha popularidade dos Smartphones tem gerado enormes discussões e várias pesquisas no meio acadêmico, porém observa-se que as pesquisas existentes se concentram em sua grande maioria na produção de novos métodos de ensino que utilizem essas tecnologias, não sendo encontradas pesquisas que trabalhem com os dados reais de utilização dos estudantes para análise dos impactos destes dispositivos no desempenho acadêmico. Para contribuir com as discussões dos impactos da utilização dos Smartphones, o presente estudo investigou qual o grau de correlação entre a utilização do Smartphone e a média de notas dos estudantes, sendo necessário o desenvolvimento de um aplicativo de coleta de dados, o qual foi instalado pelos pesquisados em seus celulares, monitorando o tempo de uso durante cinco meses, e, assim, gerando a média de utilização diária. Através dos dados obtidos, realizaram-se as análises estatísticas de correlação Linear de Pearson, em que se descobriu um impacto negativo entre o tempo de utilização e a média de notas, pode-se observar que quanto maior o tempo de uso, maior o declínio das notas em todas as disciplinas pesquisadas, sendo mais evidente nas disciplinas de química, biologia e história. Houve também a preocupação de detalhar o desenvolvimento do software e todas as tecnologias utilizadas com o intuito de contribuir com outros pesquisadores, os quais poderão utilizar a tecnologia desenvolvida para identificar os impactos gerados em diversos outros setores da sociedade e também nas mais diversas realidades escolares.pt_BR
dc.subjectEducação, Smartphones, Estudantes, Desempenho Escolar.pt_BR
dc.titleCORRELAÇÃO DO TEMPO DE USO DE SMARTPHONES COM A MÉDIA DAS NOTAS DOS ESTUDANTES DO IFES CAMPUS NOVA VENÉCIApt_BR


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