CORRELAÇÃO DO TEMPO DE USO DE SMARTPHONES COM A MÉDIA DAS NOTAS DOS ESTUDANTES DO IFES CAMPUS NOVA VENÉCIA
Resumen
Os recentes avanços tecnológicos possibilitaram a inserção de diversos recursos
inovadores nos Smartphones, além da redução no custo de produção destes
dispositivos. Como resultado, observa-se uma disseminação do uso destes
equipamentos, tornando-os presentes no cotidiano de praticamente todas as classes
sociais e faixas etárias, o que inclui estudantes dos mais diversos níveis de
escolaridades que passaram a utilizá-los nos mais diferentes ambientes sociais,
inclusive nas escolas, podendo notar sua utilização mesmo em unidades de ensino
que proíbem seu uso através de leis estaduais. No levantamento bibliográfico sobre
a utilização de recursos tecnológicos e educação, pode-se perceber que tamanha
popularidade dos Smartphones tem gerado enormes discussões e várias pesquisas
no meio acadêmico, porém observa-se que as pesquisas existentes se concentram
em sua grande maioria na produção de novos métodos de ensino que utilizem essas
tecnologias, não sendo encontradas pesquisas que trabalhem com os dados reais
de utilização dos estudantes para análise dos impactos destes dispositivos no
desempenho acadêmico. Para contribuir com as discussões dos impactos da
utilização dos Smartphones, o presente estudo investigou qual o grau de correlação
entre a utilização do Smartphone e a média de notas dos estudantes, sendo
necessário o desenvolvimento de um aplicativo de coleta de dados, o qual foi
instalado pelos pesquisados em seus celulares, monitorando o tempo de uso
durante cinco meses, e, assim, gerando a média de utilização diária. Através dos
dados obtidos, realizaram-se as análises estatísticas de correlação Linear de
Pearson, em que se descobriu um impacto negativo entre o tempo de utilização e a
média de notas, pode-se observar que quanto maior o tempo de uso, maior o
declínio das notas em todas as disciplinas pesquisadas, sendo mais evidente nas
disciplinas de química, biologia e história. Houve também a preocupação de detalhar
o desenvolvimento do software e todas as tecnologias utilizadas com o intuito de
contribuir com outros pesquisadores, os quais poderão utilizar a tecnologia
desenvolvida para identificar os impactos gerados em diversos outros setores da
sociedade e também nas mais diversas realidades escolares.