CARACTERISTICAS DO GINECOLOGISTA E OBSTETRA E A ATUALIZAÇÃO CONTINUADA: O CASO DA GRANDE VITÓRIA-ES.
Abstract
Este trabalho busca realizar, por meio de um inquérito com um grupo de
ginecologistas e obstetras da Grande Vitória, Espírito Santo, uma análise preliminar
do atual estágio de utilização de novos recursos tecnológicos nos processos de
educação continuada. O estudo de caso teve como objetivo estudar o impacto da
nova tecnologia de informação como um processo de mudança focal, porém que se
projeta além de uma simples inovação no processo da educação continuada. Este
objetivo apresenta uma linha de estudo multidisciplinar, conduzindo um
encadeamento dos aspectos teóricos da tríade especialização em ginecologia e
obstetrícia, educação médica continuada, e internet. Busca-se mostrar que a rede
representa um acréscimo de relevância na transformação do ensino médico no caso
enfocado, por promover a interação e a integração entre ensino e trabalho. Iniciado
com um levantamento bibliográfico sobre a história recente da educação médica no
Brasil, seguido de uma pesquisa exploratória por meio de questionários para
levantamento de questões iniciais, o estudo foi complementado com avaliação
tratada por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que
houve e está havendo mudanças, e apontam graduações na profundidade do
entendimento destas transformações. O computador representa, assim, um recurso
valioso para a educação médica continuada, tornando o uso da internet mais
produtivo, possibilitando o aprendizado destes profissionais cujo tempo é cada vez
mais escasso.